terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nova Ortografia da Língua Portuguesa - Palestra


A nova ortografia da língua portuguesa já está aí. E com ela, uma enxurrada de dúvidas. O que mudará? O que não sofrerá alterações? Até quando podemos escrever pela antiga ortografia?
São questões que realmente precisam ser esclarecidas.
Por isso, no dia 1º de novembro, sábado próximo, às 11 horas da manhã, José Pereira da Silva, Membro da Academia Brasileira de Filologia e Presidente do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, dará uma palestra no campus Nova América, da Universidade Estácio de Sá, quando abordará o assunto relacionado à nova ortografia da língua portuguesa que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009.
Eis aí uma ótima oportunidade para se colocar os pingos nos "is".

Entrada franca.







segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Educação na era Eduardo Paes

Em uma das eleições mais acirradas da história do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) venceu o candidato do PV, Fernando Gabeira, com pouco mais de 55 mil votos. Para se ter uma idéia mais ampla do que isso significa, é o equivalente a mais ou menos um terço do Maracanã cheio em jogos importantes do Flamengo em campeonatos brasileiros.
Esporte e política à parte, o que realmente quero comentar é o fato de o novo prefeito afirmar que vai investir bastante na área de educação, e isso será muito bom. O fim da aprovação automática, que recebeu grande destaque durante a campanha de Paes, terá fim logo, logo, segundo o futuro prefeito. Se é que possível, pois isso acarretará muito gasto, uma vez que terá de contratar mais professores, o que ele também garantiu que fará, além de arranjar mais espaço físico para os possíveis alunos reprovados e mais os novatos. Os professores que se preparem, pois o índice de repetentes será enorme, superlotando as salas e deixando os mestres mais sobrecarregados ainda.
Concordo com o fim da aprovação automática, na verdade isso nunca deveria ter acontecido; que seja feita a vossa vontade! Paes que se prepare para consertar a lambança feita por seus antecessores.
“A aprovação automática é terrivel, encontrei mães dizendo que filhos de 12 anos não sabem ler. Vou fazer um grande debate conversando com o magistério para não irmos para o lado errado, com repetição de ano e evasão escolar. Mais professores serão contratados”, afirmou Paes. (Fonte: O Dia)
Vamos esperar pra ver.

(Foto: Carlos Wredde - Agência O Dia)

Por João Rodrigues

domingo, 26 de outubro de 2008

Com a colaboração de 173 autores, foi lançado na última Bienal do Livro em São Paulo, o Livro de Todos, com o título "O mistério do texto roubado". Moacyr Scliar escreveu o primeiro capítulo, e os demais 17 ficaram por conta dos internautas; a capa é do mundialmente conhecido Maurício de Sousa. Foi o primeiro livro coletivo escrito pela internet a ser publicado no Brasil.

Durante os 30 dias em que o site ficou no ar, 363 colaborações foram inseridas - mas apenas 173 aproveitadas - mais de 14 mil pessoas visitaram o site.

O livro conta a história de Bruno, um adolescente que sonhava em ser escritor, e, ao ganhar um computador, começou a escrever, mas teve seu texto roubado - e o computador também, é claro. O enredo gira em torna do mistério: Quem roubou o texto, e por quê?

"O texto foi roubado,mas o livro jamais desaparecerá. Tal como a palavra, as idéias,a vontade de contar ou ouvir histórias."

Alberto Dines - Jornalista (Texto de Quarta capa do Livro de Todos)


Sou um dos autores-colaboradores do livro, e fui ao lançamento na Bienal de São paulo. Eis na foto Moacyr Scliar e eu, na sessão de autógrafos.