sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lasciva Lula de volta (na internet)



E para quem viu o Lasciva Lula e gostou e ainda sente saudades da banda que se desfez há alguns meses, o grupo resolveu dar um presente especial. Os fãs ganharam um site novo onde tem cinco músicas novinhas que o grupo deixou à disposição da galera para ouvir e fazer downloads. É só acessar www.myspace.com/lascivalula. Os cinco novos sucessos são: Vontade de beijar Caetano, Entre Gêmeos e Leão, O Mistério da Moça, Carta ao Cals e Família Feliz.
Acessem e confiram.

Postagem com autorização de Felipe Schuery - vocalista e compositor.

Educação a distância: o caminho mais curto

Na agitação do dia-a-dia do mundo moderno, onde o homem luta desesperadamente contra o relógio, contra o trânsito e mais uma infinidade de problemas do cotidiano, estudar a distância parece a melhor solução para quem quer concluir um curso de nível superior – ou mesmo qualquer outro curso – aproveitando o máximo de seu tempo, sem estresse e longe da violência das ruas.
Com a aprovação do MEC, esta idéia saiu do papel e pôs-se à prática, até agora com um alto e satisfatório índice de aprovação dos estudantes que escolheram este caminho mais curto, mais curto teoricamente, pois, na prática, levará o mesmo tempo da graduação convencional. A diferença é que a sala de aula é seu próprio escritório, e sua principal ferramenta é a internet, o que servirá de elo entre professores e alunos.
Segundo seus idealizadores, o ensino a distância veio para facilitar a vida do estudante, que pode controlar seu tempo, seu ritmo de aprendizado e se dedicar mais a tópicos específicos, e ainda sobrará tempo para se dedicar à família, ao lazer e a outras coisas pessoais, transformando o estudo em algo bem mais leve e satisfatório.
Na verdade, todos saem ganhando: governo, instituições e alunos. Mas, e os professores, o que acontecerá com eles? Terá espaço para todos? Será que o velho e bom professor cairá na virtualidade? Isso me faz relembrar o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, quando o capitalismo começava a fazer um esboço na Europa do século 18, logo após a Revolução Industrial, na Inglaterra. Pelo menos não terá mais que ficar apertando parafusos, o que certamente reduzirá o nível de estresse; não enfrentará mais a poluição sonora, nem congestionamentos; não terá mais emprego...
Outra questão é: Os novos graduados a distância terão espaço no mercado de trabalho? Ou sofrerão algum preconceito, o velho preconceito que ainda existe quando se trata de universidades públicas e privadas? As instituições que usam esse recurso garantem que não.
Isso, só o tempo dirá.

João Rodrigues